Publicações15

  • ONG investe em terapias assistidas por cães:
  • Em São Roque-SP, a ONG Zooterapia começa a colher os frutos de um trabalho que começou há cerca de seis anos, utilizando cães para atuar como co- terapeutas junto a crianças com necessidades especiais.
    Fora do Brasil, especialmente em países como Canadá, frança e estados unidos, a terapia, atividade e educação assistida por animais (TAA, AAA e EAA) já são programas conhecidos, utilizados e estudados pela ciência.
    Aqui no, entanto, eles podem ser considerados novidades. Aliás, uma boa novidade que consiste em utilizar cães para atuar como co-terapeutas junto às crianças ou com necessidades especiais e idosas.”Quando iniciamos o trabalho com crianças especiais achávamos que era apenas uma recreação. Na verdade, não sabíamos nem mesmo que nome dar à atividade” ; lembra Mariza Solano, diretora pedagógica da ONG.

    Proprietária da pré escola toquinho de gente,localizada na vila Mariana, em São Paulo, ela conheceu a importância das TAAs por acaso,quando levava os alunos a uma visita ao seu sitio em São Roque – SP. “É um dos alunos, portador de síndrome de Down e praticante de equoterapia, quando viu a cadela Nagoya, uma dócil Rottwailer, montou em suas costa e puxou suas orelhas como se fossem rédeas de um cavalo”; conta Mariza, acrescentando que a grande surpresa foi ver Nagoya mostrar-se receptiva e extremamente carinhosa com crianças foi a partir dessa experiência que surgiu a idéia de estender o trabalho, utilizando cães disponíveis na propriedade, logo foram desenvolvidas parcerias com escolas de educação especial,nas quais alunos vinham até o espaço do canil, participando de atividades junto com os animais.

    “As escolas se assustavam com a idéia de virem para cá e não pagarem nada”, Antonio Marcos Lima,diretor de adestramento da Zooterapia Cães Assistentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *