Publicações10

  • ADESTRAMENTO PARA TODOS.
  • Sucesso, o trabalho desenvolvido pelo Canil Cambará e Zooterapia – sob coordenação do adestrador Toninho – acontece todos os sábados às 16 horas na avenida Bandeirantes, em São Roque.
    Proprietários de cães de diversas raças e tamanhos recebm, gratuitamente, orientações sobre adestramento e posse responsável para melhorar a convivência e integração do homem com seu melhor amigo.

    Folha de Mayrink: O que levou você, Toninho, a tomar essa iniciativa?

    Adestrador Toninho: Na realidade foi um conjunto de fatores.
    Por um lado venho desenvolvendo todo um trabalho nas escolas de educação e orientação de crianças para que elas tratem os animais com respeito e dêem condições de vida e cuidados adequados aos bichinhos,formando desta forma cidadãos que respeitem todas as formas de vida.
    Nesse sentido percebemos a importância de expandir estes conceitos para toda a população. Por outro lado, verifiquei que após o término do adestramento básico, no qual o cão aprende comandos de junto, senta, deita, fica, aqui e o não, alguns problemas de convivência com o cão ficavam sem solução.

    FM: E os proprietários, voltavam para tirar as dúvidas?

    Toninho: Sim, por telefone, em visitas ao Canil Cambará ou por email eu transmitia algumas técnicas e o problema apresentado era transformado em compreensão da linguagem não verbal do cão e o resultado era que o animal passava a apresentar um comportamento adequado facilitando a convivência diária.

    FM: Como funciona o Adestramento Para Todos?

    Toninho: Deslocamos nossa equipe para a Av. Bandeirantes, onde funciona uma secretaria, com ficha de frequencia e identificação do cachorro, e mais dois funcionários de apoio auxiliando na recepção e organização dos grupos para o desenvolvimento da aula prática.
    Devido ao grande número de proprietários participantes, formam-se dois grupos. Cada grupo recebe 40 minutos de aula. Nestas aulas além do adestramento em sí, o dono do cão aprende noções de comportamento animal e um maior conhecimento do vínculo homem-cão.

    FM: Quando aconteceu a primeira aula?

    Toninho: Foi no dia 2 de fevereiro e já contamos hoje com 45 cães e proprietários recebendo orientação de adestramento e socialização, noções de posse responsável.

    FM: Quando tempo irá durar este trabalho?

    Toninho: Indeterminado, pois temos outros objetivos com esse grupo, tais como: participação em provas de adestramento, além de receberem palestras com profissionais especialzados em comportamento e saúde animal, entre outros.

    FM: Você esperava todo esse sucesso com apenas um mês de trabalho?

    Toninho: Fico feliz em poder com meu trabalho contribuir para a comunidade. É gratificante ver as pessoas com seus cães adquirindo um pouco do meu conhecimento e evoluindo a cada aula. Todos ficam felizes melhorando seu convívio com os animais e a sociedade.

    FM: Após sua entrevista no Repórter Record dia 13/12/2003 pudemos compreender a importância de que o treinamento de obediência seja feita por um profissional de adestramento sério, evitando incitar a agressividade nos cães . Parabenizamos sua atuação e queremos saber da possibilidade da extensão do trabalho do Adestramento para todos na nossa região de Mairinque.

    Toninho: Podemos desenvolver este trabalho junto á população de Mairinque, havendo interesse por parte da comunidade local e condições viáveis para a implementação do Adestramento Para Todos.
    Gostaria de agradecer à oportunidade que vocês estão dando para que a população de Mairinque coneça os trabalhos gratuitos que são realizados para a sociedade.

    (reportagem extraída do jornal FOLHA DE MAYRINK, 22 de Março de 2003)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *